sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Geovana Souto assume Presidência da Casa de Leis

A mesa diretora é composta pela Presidente Geovana, Vice-Presidente Teixeira, 1 º Secretário Dr. Sérgio Ribeiro  e 2ª Secretária Déia

Geovana Souto assume a Presidência da Câmara de Mairinque a partir do dia 1º de janeiro, data importante e histórica para o município de Mairinque, pois é a primeira mulher a assumir tal cargo na cidade. Oficialmente os trabalhos começam dia 02 de janeiro à partir das 08 horas.

Animada e confiante, Geovana enfatizou a importância da classe feminina: “Me sinto muito honrada por se empossada Presidente da Câmara, já que sou a primeira mulher na história da Casa de Leis de Mairinque a estar no comando e isso denota a importante participação feminina nos destinos políticos”.

Segundo a Vereadora, que foi eleita com mil e sessenta e quatro votos, a presidência focará a transparência, valorizando ao máximo os funcionários do legislativo e os demais Vereadores: “As minhas decisões serão tomadas em conjunto com os vereadores, incluindo também a mesa diretora. Quero beneficiar a Casa de Leis e os cidadãos, pois possuo um compromisso com a população mairinquense”. 

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vereadora Geovana Souto visita Educação de Jundiaí

Carbonari, Geovana e Figueiró
A Vereadora de Mairinque, Geovana Souto, acompanhada do Diretor do Instituto Zero a Seis, Senhor Figueiró, pôde conhecer em detalhes o sistema de educação de creches existente naquele município (considerado como referência no estado de São Paulo), além de toda a importante estrutura que possui a secretaria de educação de Jundiaí, dirigida pelo professor e filósofo Francisco Carbonari, com quem Geovana Souto manteve um rico diálogo sobre educação publica.
Estrutura e a filosofia de trabalho da secretaria
Com o lema: "todo aluno aprendendo mais e melhor", a Secretaria de Educação de Jundiaí atende mais de 40,4 mil alunos. São crianças, jovens e adultos que recebem ensino de qualidade para a expansão pessoal e profissional. Atualmente, a rede municipal conta com 110 unidades escolares (80 escolas, sendo quatro em período integral, e 30 creches). Ao todo, são cerca de 30 mil alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. No Centro Municipal de Jovens e Adultos (CMEJA) estão matriculados mais 7 mil estudantes, nos Ensinos Fundamental e Médio Visando uma formação mais ampla, oferecendo gratuitamente cursos de línguas - inglês, italiano, espanhol e francês para 1,6 mil alunos no Centro Municipal de Línguas. Para o mercado de trabalho, são capacitadas mais de 2 mil pessoas nos cursos do Centro de Informática.
O Núcleo Administrativo de Creche
O Núcleo Administrativo de Creche (NAC) foi criado em setembro de 2010, com o objetivo de concentrar em um único espaço todos os assuntos referentes às creches municipais: inscrições, atendimento à comunidade, recadastramento de alunos, controle de freqüência mensal das crianças, orientações administrativas para profissionais desse segmento e encaminhamentos das entidades conveniadas. O órgão, que ocupa uma área dentro do Espaço Pedagógico, conta com uma equipe multidisciplinar formada por uma supervisora, duas assistentes sociais e agentes de suporte administrativo.
A avaliação da vereadora Geovana Souto
Após conversar com o secretário Carbonari e com os demais integrantes da secretaria de educação de Jundiaí, a vereadora Geovana Souto visitou as instalações daquele departamento e uma das creches existentes no município, cuja estrutura física foi construída especialmente para abrigar esse novo conceito em termos de creche municipal. Lá a vereadora percorreu cada sala e conversou com toda a equipe de trabalho ali destacada.
“Foi uma experiência riquíssima para mim. Obtive importantes e precisas informações acerca do trabalho inovador desenvolvido em Jundiaí em termos de educação e principalmente em termos de creches municipais. A equipe do secretário Francisco Carbonari foi extremamente atenciosa comigo, relatando minuciosamente todo o processo de trabalho daquela unidade. Recolhi dados e conceitos modernos sobre o assunto, pois o sistema ali implantado é referência no estado de São Paulo. Acredito que se tal procedimento fosse adotado em Mairinque teríamos um ganho extraordinário na qualidade dos serviços prestados, seja na educação pública municipal de um modo geral ou nas creches da nossa rede”, frisou Geovana Souto.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Votação histórica: eleita a 1ª mulher para Presidente do Legislativo de Mairinque

A vereadora Geovana Souto (DEM) assume, à partir de 1° de janeiro de 2012, a presidência da Câmara Municipal e ao mesmo tempo entra para a história do Legislativo mairinquense, ao se tornar a primeira mulher a dirigir os trabalhos na Mesa Diretora da Casa. A eleição de Geovana aconteceu durante os trabalhos da última sessão ordinária de 2011, conforme determina o regimento interno, ocorrida no dia 30 de novembro. A parlamentar obteve a maioria dos votos de seus pares, numa eleição disputada, mas muito tranqüila, dando mostras do alto grau de democracia e independência que existe na Casa de Leis.

Ao ocupar a tribuna, durante o tema-livre da sessão, a Vereadora Geovana Souto agradeceu a confiança dos vereadores e também destacou a importância da Câmara de Mairinque levar ao seu posto maior, uma mulher. Feito absolutamente inédito e histórico que abre, com toda certeza, uma nova etapa na vida pública de Mairinque.

Esta eleição denota a importante participação das mulheres nos destinos políticos, tanto do Brasil como na maioria dos municípios brasileiros. É importante também destacar o fato de que nesta legislatura, a Câmara tem escolhido seus presidentes sem qualquer tipo de pressão externa. Só os vereadores, e somente eles, sem qualquer ingerência ou influência dos outros poderes, optam livremente pelos nomes que se apresentam para comandar anualmente os destinos e os trabalhos no legislativo municipal. Cada presidente, desta 12ª legislatura, ocupou dignamente o cargo, de forma transparente, realizando seu trabalho com o foco voltado unicamente aos interesses do município.
Mesa Diretora e Vereador Dr. Alindo


O fato de uma mulher comandar a Câmara Municipal, em 2012, demonstra que se trata de uma Casa de Leis sem preconceitos, democrática e de mente arejada.

“Mairinque começa quebrar tabus e não poderia começar por melhor lugar, a sua Casa de Leis”, disse Geovana iniciando seu discurso.

A presidente eleita não deixou de agradecer o trabalho desenvolvido por seus três antecessores, André do Bar, Teixeira e Jorginho da Esperança.

Mesa Diretora
“E pela primeira vez na história dessa Casa, teremos na presidência a partir de 2012, uma mulher, numa casa, onde a grande maioria é composta por homens, são 7 homens e 2 mulheres. Esse tabu que acaba de ser quebrado mostra o grau evolutivo que se encontra o Poder Legislativo de Mairinque, portanto eu me orgulho muito de ter tido a honra de participar dessa Legislatura e de fazer parte desse momento histórico nessa Casa de Leis. Sem medo de errar eu diria que,  hoje, a Câmara Municipal de Mairinque, é exemplo a ser seguido por outras Câmaras de nosso Estado: sem preconceitos, sem tabus e total independência de ações”, encerrou a Vereadora Geovana Souto.

A Mesa Diretora:
Presidente, Geovana Souto; Vice-presidente, Teixeira; 1° Secretário, Dr. Sergio Ribeiro; 2º Secretária, Deia.