A vereadora Geovana Souto (DEM) assume, à partir de 1° de janeiro de 2012, a presidência da Câmara Municipal e ao mesmo tempo entra para a história do Legislativo mairinquense, ao se tornar a primeira mulher a dirigir os trabalhos na Mesa Diretora da Casa. A eleição de Geovana aconteceu durante os trabalhos da última sessão ordinária de 2011, conforme determina o regimento interno, ocorrida no dia 30 de novembro. A parlamentar obteve a maioria dos votos de seus pares, numa eleição disputada, mas muito tranqüila, dando mostras do alto grau de democracia e independência que existe na Casa de Leis.
Ao ocupar a tribuna, durante o tema-livre da sessão, a Vereadora Geovana Souto agradeceu a confiança dos vereadores e também destacou a importância da Câmara de Mairinque levar ao seu posto maior, uma mulher. Feito absolutamente inédito e histórico que abre, com toda certeza, uma nova etapa na vida pública de Mairinque.
Esta eleição denota a importante participação das mulheres nos destinos políticos, tanto do Brasil como na maioria dos municípios brasileiros. É importante também destacar o fato de que nesta legislatura, a Câmara tem escolhido seus presidentes sem qualquer tipo de pressão externa. Só os vereadores, e somente eles, sem qualquer ingerência ou influência dos outros poderes, optam livremente pelos nomes que se apresentam para comandar anualmente os destinos e os trabalhos no legislativo municipal. Cada presidente, desta 12ª legislatura, ocupou dignamente o cargo, de forma transparente, realizando seu trabalho com o foco voltado unicamente aos interesses do município.
|
Mesa Diretora e Vereador Dr. Alindo |
O fato de uma mulher comandar a Câmara Municipal, em 2012, demonstra que se trata de uma Casa de Leis sem preconceitos, democrática e de mente arejada.
“Mairinque começa quebrar tabus e não poderia começar por melhor lugar, a sua Casa de Leis”, disse Geovana iniciando seu discurso.
A presidente eleita não deixou de agradecer o trabalho desenvolvido por seus três antecessores, André do Bar, Teixeira e Jorginho da Esperança.
|
Mesa Diretora |
“E pela primeira vez na história dessa Casa, teremos na presidência a partir de 2012, uma mulher, numa casa, onde a grande maioria é composta por homens, são 7 homens e 2 mulheres. Esse tabu que acaba de ser quebrado mostra o grau evolutivo que se encontra o Poder Legislativo de Mairinque, portanto eu me orgulho muito de ter tido a honra de participar dessa Legislatura e de fazer parte desse momento histórico nessa Casa de Leis. Sem medo de errar eu diria que, hoje, a Câmara Municipal de Mairinque, é exemplo a ser seguido por outras Câmaras de nosso Estado: sem preconceitos, sem tabus e total independência de ações”, encerrou a Vereadora Geovana Souto.
A Mesa Diretora:
Presidente, Geovana Souto; Vice-presidente, Teixeira; 1° Secretário, Dr. Sergio Ribeiro; 2º Secretária, Deia.