quarta-feira, 20 de abril de 2011

SEMINÁRIO INCLUSÃO PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Diretor Técnico Renato, Vereadora Geovana Souto
e Prof. José Roberto (Beto)
A Vereadora Geovana Souto, esteve presente no Seminário realizado para debater melhorias e avanços nas questões a respeito dos portadores de deficiência intelectual e múltipla, em Mairinque.

A Vereadora Geovana, em conversa com o Prof. José Roberto e o Diretor Técnico da Apae de Mairinque, Sr. Renato Ferreira da Silva, lembrou que tem duas primas especiais, e que o tema é de suma importância para as políticas públicas de um Governo.

O assunto sobre políticas públicas para pessoas com deficiência, já foi abordado aqui pela Vereadora Geovana, com sua participação no Fórum de inclusão, realizado pelo Governo do Estado. (Clique aqui para ler)

Abaixo segue o objetivo do Seminário apresentado, com informações do Prof. José Roberto.

Professores, pais, alunos e sociedade presentes
O I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA  INTELCTUAL E MÚLTIPLA NA REDE REGULAR DE ENSINO surge a partir de um documento encaminhado pela Federação Nacional das APAEs, às entidades (APAES), na tentativa de provar que a inclusão está funcionando, e assim reaver o status de escola educacional especial, perdido com o advento da inclusão.

Diantes dessas questões todas, resolvemos realizar o Seminário, porém com o propósito de mostrar que aqui a inclusão foi bem sucedida, pela boa vontade da Administração Municipal, da Comissão de Criação e, também pela Criação do Setor de Educação Inclusiva, que foi um dos responsáveis para que a APAE, aqui se fixasse, Coordenado e supervisionado pelo Prof. José Roberto César.

Apresentação do Trabalho
O resultado esperado, após o Seminário, é angariar a maior quantidade de informação para utilizar na melhoria dos serviços prestados. Os relatórios obtidos nos debates serão copilados, entregue a APAE, Mairinque a qual deverá encaminhar para Brasília.

Finalizando quero ressaltar que a questão da inclusão social, nos desportos e outros, caminha a passos lentos; até porque é assunto relativamente novo.

Geovana Souto contente com o trabalho de inclusão
O que necessitamos, em médio prazo, e o desmembramento do setor de inclusão, para que tenha autonomia para garantir os direitos das Pessoas com Necessidades Especiais, não só na escolarização, mas também, na vida em sociedade, mercado de trabalho, etc. (Projetos já existentes, mas não no momento de serem colocados em prática). Acredito que inicialmente a sociedade necessita quebrar paradigmas e aceitar o outro que apenas possui limitações.

"No nosso caso específico queremos mostrar que a proposta de parcerias com as APAES, pode sim, caminhar junto e em parceria com a educação regular", finaliza o Prof. José Roberto (Beto), Pedagogo escolar, pedagogo hospitalar e de atendimento a domicílio. Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional, Psicanalise e Linguagem com ênfase em Lacan, Administração e Desenvolvimento de recursos humanos, Extensão em Exames Psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário